terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VideoBrinquedo apresenta: As Aventuras de Pinóquio

   Essa é a clássica história do boneco mágico de madeira que ganha vida e que, a cada vez que conta mentiras, percebe seu nariz crescendo. Ao tornar-se animado, ele enfrenta as intempéries das noites longas e frias, padece de uma fome terrível e descobre o significado da solidão humana, além de deparar-se de repente com o mundo adulto. É um boneco que conquista com suas mentiras, desobediências e sobretudo por seu coração repleto de carinho.
   Na fábula As aventuras de Pinocchio, Pinocchio é o boneco de um velho carpinteiro que, solitário, decide ele próprio fazer uma marionete de madeira para fazer-lhe companhia. Seu maior desejo, na verdade, é ter um filho. Com pesar pela solidão do carpinteiro, uma fada decide satisfazer o pedido do velhinho, dando vida a seu boneco. A fada também promete que, se o boneco animado tiver um bom coração e um bom comportamento, será transformado em humano. Por outro lado, a fada avisa que se ele mentisse, seu nariz iria crescer.
   Porém, logo que se torna animado, Pinocchio começa a tentar ser um garoto de verdade. Com vontade de ter amigos para brincar e diante da tristeza de não encontrá-los, ele acaba se envolvendo em diversas confusões. Ao mesmo tempo ingênuo, egoísta e corajoso, Pinocchio ainda é enganado por uma raposa e um rato. Para consertar suas travessuras, ele primeiro escolhe o caminho equivocado, o das mentiras, e percebe seu nariz cada vez maior. Mas quando se apaixona por uma garotinha, ele descobre que o amor não pode existir sem honestidade. Pinocchio aprende também, com a ajuda da fada madrinha, de seu amigo grilo e de seu pai, o velhinho marceneiro, o valor e a relevância da sinceridade e da generosidade na vida de um verdadeiro ser humano. Passa a saber decidir qual o melhor caminho a tomar.   As aventuras de Pinocchio é, através da fantasia, a imagem da infância como ela é, em seu crescimento doloroso e fantástico, rebelde e surpreendido pelo mundo do adulto.